Lubango - A empresa Agro-industrial e comercial “Chellagreen”, na comuna da Palanca, município da Humpata, na província da Huíla, está desde Janeiro do ano em curso a apostar na produção de mudas de limoeiros e estão a ser comercializados em vários pontos do país.
Trata-se de dois tipos de limoeiro, o enxertado e o galego. O Limão enxertado é uma planta resultante da união de duas partes de plantas diferentes, que resulta num fruto de melhor qualidade.
A enxertia pode ser feita para unir cultivares produtivas com outras resistentes a doenças, pragas, salinidade ou oscilações de temperatura, enquanto o limão Galego é uma lima ácida de aroma fresco e suave, árvore de porte médio, segundo, o responsável da para a da área de produção da empresa agro-industrial e comercial Chellagreen, António Gonçalves.
Em declarações à ANGOP, após uma visita do Fundo de Garantia de Crédito (FCG), António Gonçalves realçou que trimestralmente são produzidas duas mil mudas, comercializadas a produtores da Huíla, Cuanza Sul, Cunene e Huambo.
Destacou que pela procura, no próximo ano a produção será de três ou quatro mil a cada trimestre e atingir mais províncias do país.
A empresa existe desde 2012 e está localizada na comuna da Palanca, cuja produção é garantida por 11 funcionários.
O município da Humpata dista a 22 quilómetros da sede a sudoeste da capital da província da Huíla e tem uma população estimada em 120 mil 772 habitantes e um dos maiores produtores de citrinos do país. BP/MS