Dondo – Um projecto para processamento alimentar e transformação de produtos florestais será implementado, a partir deste ano, no município de Cambambe, província do Cuanza-Norte, por empresários britânicos, em parceria com o Governo angolano.
O projecto, com início no município de Cambambe, deverá beneficiar cerca de 140 mil pessoas, num período de dois anos, sendo que o investimento vai abranger outros municípios do Cuanza Norte, informou, quinta-feira, o responsável da empresa promotora da iniciativa, Mohamed Diz Bay.
Já implementado na Nigeria, o projecto vai desenvolver-se numa área de 100 hectares e contempla zonas agrícolas e áreas de transformação industrial, dentro de um complexo habitacional.
O governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar, enalteceu o facto da província ter sido escolhida para esse investimento, sublinhando que vai agregar valências do ponto de vista económico e social para a região, bem como elevar a sua posição do ponto de vista de industrialização.
Destacou ainda a importância do projecto para a redução das importações de produtos transformados, tendo assegurado o apoio do governo local para que o investimento seja uma realidade.
Na fase inicial, de acordo com o governador, o projecto será implementado em Mucoso, no município de Cambambe, seguindo-se investimentos similares nos municípios do Lucala, Samba Caju e Bolongongo.
Realçou o facto de a iniciativa prever a aquisição da produção de agricultores locais e a transformação de produtos florestais para a geração de energia renovável e o reaproveitamento de resíduos produzidos durante a actividade industrial.
João Diogo Gaspar disse estar já em curso a criação de condições para a realização de estudos de impacto ambiental do projecto. LJ/IMA/AC