Cabinda – Manadas de elefantes estão a destruir campos agrícolas no município de Belize, província de Cabinda, pondo em risco a produção.
Agricultores de Belize, disseram que a devastação de grandes hectares de lavras por mamíferos pode comprometer a presente época agrícola. As culturas de banana, cacau, mandioca e frutas são as mais visadas.
Em declarações terça-feira à ANGOP, o agricultor Pedro Nsuami, proprietário de um campo agrícola de cerca de cinco hectares, mostrou-se preocupado com acção dos mamíferos, pelo que pede ajuda das autoridades.
Afirmou que se não forem tomadas algumas medidas urgentes, a penúria alimentar pode tomar conta das famílias do município de Belize, que dependem da agricultura para a sua sobrevivência.
Maria Mabiala, camponesa, adiantou que a devastação de campos agrícolas por animais selvagens está a provocar escassez de produtos na circunscrição e a consequente subida dos preços dos bens.
“A situação começou em Maio deste ano. Contactos têm sido feitos com os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal no município, mas, infelizmente, ainda não foi encontrada uma solução para afugentar as manadas”, referiu.
O município de Belize tem uma população estimada em mais de 24 mil habitantes, que se dedicam ao cultivo de mandioca, banana, batata-doce, café, feijão, cacau, milho, entre outros produtos. JFC/JL