Uíge - O director provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas do Uíge, Eduardo Gomes, exortou, esta terça-feira, maior envolvência da juventude local na produção agrícola, a fim fomentar a produção de alimentos, renda familiar e a geração de emprego na região.
Esse desafio foi lançado durante um encontro que manteve com os jovens do município do Uíge, com objectivo de auscultar as suas preocupações, no domínio da produção agrícola.
Depois de ouvir as preocupações dos jovens, que foram unânimes em apontar a falta de meios de produção agrícola e de transporte de produtos, Eduardo Gomes, sem quantificar a necessidade de jovens, referiu apenas que a juventude deve apostar na agricultura, fazendo recurso às novas tecnologias de informação.
Para a sua materialização, reafirmou a disponibilidade do Governo Provincial do Uíge na entrega de meios de produção, dar formação e facilitar a inserção de mais jovens na produção de alimentos.
O responsável lembrou aos presentes que a província é potencialmente agrícola, justificando que possui condições favoráveis para a produção agrícola, desde o clima, água, terras férteis, entre outras vantagens para o fomento da produção de alimentos.
“Se tivermos uma produção em massa, teremos capacidade de transformar os alimentos, criar emprego e renda familiar”, despertou.
A província do Uíge perspectiva uma produção de oito milhões 653 e 234 toneladas de produtos diversos, durante a época agrícola 2024/25, uma previsão que poderá superar a safra anterior de oito milhões 653 e 202 toneladas. JAR