Saurimo – Uma mina anti-tanque foi descoberta esta terça-feira (25), por um agricultor, na zona do Muanguês, em Saurimo, na província da Lunda-Sul, constatou a ANGOP no local.
O engenho foi descoberto quando o camponês trabalhava na lavoura com uma charrua, mas este comunicou de imediato às autoridades sem provocar a sua detonação.
Na mesma zona tem sido frequente a presença de minas, o que tem contribuido na limitação dos produtores em praticar a agricultura.
Os agricultores da referida localidade mostram-se preocupados e clamam por uma intervenção urgente das autoridades competentes na remoção do engenho explosivo.
Em declarações à imprensa, no local onde foi o encontrado o engenho, a proprietária da lavra, Alice Itueva, disse que já convidaram uma equipa de desminagem, mas que, até ao momento, não removeram a mina.
Sublinhou que, ultimamente, a zona tem registado o aparecimento de objectos estranhos, levando os camponeses a procuram cultivar distante por medo de encontrar mais minas.
Referiu que a permanência da mina no local está a condicionar os trabalhos de campo, e apelou a quem de direito para acelerar os procedimentos da sua remoção, uma vez que já é do conhecimento das autoridades.
Este é o segundo engenho encontrado na mesma zona por camponeses, mas sem causar vítimas, este ano.
A ANGOP contactou o responsável da desminagem na Lunda-Sul, mas sem sucesso. QB/JW/IZ