Cuvelai – Quatro mil e 522 mil toneladas de massango e milho serão colhidas na campanha agrícola 2023/2024, no município do Cuvelai, província do Cunene, representando uma cifra na ordem dos 80 por cento da produtividade dos camponeses familiares.
Na presente campanha, o sector da agricultura no município do Cuvelai conta com 12 mil e 882 hectares trabalhados, por 12 mil e 126 famílias camponesas, dos 31 mil e 567 previstos.
A informação foi prestada esta segunda-feira, à ANGOP, pelo administrador do Cuvelai, Germano Nambalo, referindo que os agricultores familiares, que cultivaram no mês de Novembro, poderão ter uma excelente colheita a partir dos meses de Maio e Junho.
Sem adiantar números, o administrador explicou que a campanha anterior produziu mais, em relação a esta, devido aos intervalos elevados da chuva e as altas temperaturas, que influenciaram de forma negativa na produtividade.
Fez saber que as famílias que iniciaram o processo de cultivo em Janeiro terão dificuldades alimentares, visto que em Fevereiro ocorreu uma estiagem que prejudicou 20 por cento das culturas do milho.
Germano Nambalo alertou a população a não comercializar os produtos, a exemplo do que aconteceu nos últimos três anos, para não passarem fome a partir de Setembro.
O município é o celeiro da província que recebe, inclusive, namibianos que adquirem massango na circunscrição, facto que levou a administração a trabalhar na sensibilização da população a poupar a sua produção.
O Cuvelai é o único município com perspectiva de colher mais este ano, ao contrário da maior parte da província (Curoca, Ombadja, Cahama e Cuanhama), devido à estiagem nestas zonas.
O município de Cuvelai conta com uma população estimada em 57 mil 387 habitantes, de acordo com o censo populacional de 2014, que sobrevivem da agricultura.
Campanha agrícola no Cunene
A província do Cunene, estimava colher 278 mil e 683 toneladas de produtos diversos, contra as mais de 500 mil toneladas da época anterior. Estão envolvidas 151 mil e 286 famílias.
Para a mesma ,disponibilizou-se 520 toneladas de sementes, sendo 150 de massango e igual número de massambala, 70 de milho, 45 de feijão, cinco de arroz e 100 toneladas de fertilizantes simples (sulfato de amónio).
Na presente época agrícola, estimava-se a preparação de 151 mil e 284 hectares, dos quais 113 mil e 463 com atracção animal, 22 mil e 692 mecânica e 14 mil 741 de forma manual.
A província do Cunene controla 119 cooperativas e 160 associações de camponeses. PEM/LHE/AC