Porto Amboim – A fazenda Agrolider no Porto Amboim, província do Cuanza-Sul, registou um prejuízo de mais dois milhões de dólares norte-americanos, na presente época, com a destruição das culturas agrícolas provocada pelas intensas chuvas que têm caído nos últimos meses sobre esta localidade.
Segundo o proprietário dessa fazenda, José Macedo, em quatro anos de produção, nunca houve tanta chuva como a que se regista desde Novembro último até à presente data, facto que provocou perdas estimadas em mais de dois milhões de dólares da totalidade da produção da fazenda.
Em declarações à ANGOP, o fazendeiro disse que o campo agrícola tem uma variedade de 30 culturas, com destaque para a produção de melancia, melão, meloa, pitaya, uvas, manga, cebola, tomate, alho, entre outras.
Referiu que, apesar dos prejuízos registados, a fazenda tem registado uma colheita de mil e 300 toneladas/mês para cada cultura, que são encaminhadas para o mercado nacional e para a exportação.
A fazenda conta com uma produção de 10 hectares de pitaya, 50 hectares de vinhas (uvas), 10 hectares de ananás,entre outras produções, com uma média de 40 mil plantas por cada hectare.
José Macedo referiu também que estão em fase de testes os solos para produção de 20 hectares de cacau e igual espaço de café robusta Amboim e o girassol. No total, a fazenda tem entre seis mil e 10 mil hectares, no Porto Amboim.
Para além do sector agrícola, a Agrolider também explora o sector pecuário, contando com 370 caprinos e 309 cabeças de gado bovino que se destinam à produção da carne.
A propósito, a administradora municipal do Porto Amboim, Maria Sumano, que efectuou uma visita a referida fazenda, destacou ser uma empresa parceira do Estado, que no âmbito social tem contribuído para o bem das comunidades. LC/QCB