Porto Amboim – A província do Cuanza Sul registou, em 2023, uma produção agrícola bruta de três mil toneladas de produtos do campo, entre cereais, tubérculos, leguminosas, hortícolas e frutícolas.
A fazer a leitura do balanço anual, na cerimónia de cumprimentos do final de ano, na presença do governador Job Capapinha e membros do Governo, o secretário-geral do do Cuanza Sul, Hilário José Mucase, disse que a província contribuiu bastante para a produção nacional de base agropecuária.
Da produção bruta, de acordo com a fonte, 762 toneladas são de cereais, mil toneladas de raízes e tubérculos, 107 toneladas de leguminosas e oleaginosas, 200 toneladas de hortícolas e 996 toneladas de frutícolas.
“Importa realçar que a província do Cuanza Sul continua a se manter entre as que mais contribuíram para a produção nacional, tendo assistido 80 mil famílias camponesas das 400 mil famílias, envolvidas na campanha agrícola 2023”, realçou.
Para facilitar a comercialização dos produtos do campo, Hilário José Mucase indicou que entre Maio e Dezembro a sétima e oitava edição da feira do campo contou com 450 expositores, tendo uma facturação de Kz 104 milhões, 111 mil, 615 contra Kz 82 milhões, 928 mil, 574 de 2022, um crescimento de 20,34 por cento.
A oitava edição da feira do campo decorreu sob o lema “Com os produtos do Cuanza Sul, alimentamos as famílias, com o feito em Angola”, com o objectivo de incentivar a produção local, com qualidade, a prática de escoamento e da comercialização dos produtos do campo, na perspectiva da relação campo/cidade.
Desde a primeira edição, a feira do campo é realizada no Centro Logístico e de Distribuição (CLOD), na vila da Quibala, com uma duração de três dias. LC/AC