Ndalatando – O Ministério da Agricultura e Florestas quer maior envolvimento do sector privado para o desenvolvimento da cadeia de valor da produção de ovos e frangos no país, com o objectivo de fomentar a produção e combater a fome e a pobreza.
Em declarações à imprensa, hoje (quinta-feira), o consultor do Projecto de Desenvolvimento para a Agricultura Comercial (PDAC), Honoré Cassinda, esclareceu que o sector privado é o principal decisor e facilitador desta cadeia para que de facto, na iniciativa do ministério, haja planos de acção que contribuam para o funcionamento do projecto.
Com este objectivo, acrescentou, o ministério está a criar uma plataforma de diálogo público/privado da cadeia com a inclusão de produtores a nível regional para a troca de experiência.
A plataforma, onde o sector público vai actuar como regulador, visa fazer um reforço específico em função dos entraves que surgem no processo de produção de ovos e frangos no país
Entre os constrangimentos apontou a produção de ração, o processo de transformação dos produtos e a transportação, para que os bens cheguem a tempo ao consumidor.
Honoré Cassinda, que falava num encontro com intervenientes desta cadeia, indicou que limitam também a actividade a escassez de imputs, como pintos propícios para a produção de ovos e frangos e vacinas para garantir a sustentabilidade dos animais.
Em relação à provincia do Cuanza Norte disse ser um dos principais integrantes deste processo em função das condições que oferece, como clima, imputs em termos de animais e o histórico que tem.
Considerou que Cuanza Norte pode dar o que se espera a nível de produção.
O encontro vai decorrer durante dois dias e tem em agenda os temas - A contextualização da promoção do diálogo Público/Privado para o desenvolvimento da cadeia de valor dos ovos e frangos, Desenvolvimento da cadeia de valor no PDAC, Aliança produtiva na cadeia de valor de ovos e frango em Angola, assim como Estratégias de diferenciação como estratégia de desenvolvimento da cadeia de valor da avicultura.
O encontro prevê a realização de trabalhos em grupo para a discusão dos temas e amostra de equipamentos da cadeia de valor dos ovos e frangos, com o objectivo de promover oportunidades de negócio.