Luena - Quarenta cooperativas agrícolas da província do Moxico beneficiaram, esta quinta-feira, de máquinas agrícolas, num financiamento avaliado em 354 milhões de kwanzas do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
Enquadrado no programa “Osi Yetu”, cada cooperativa, em representação dos nove municípios da província, beneficiou de 10 tractores e 30 motocultivadores, por via deste financiamento, com vista ao reforço do fomento a produção agrícola.
Durante a entrega dos meios, a presidente do Conselho de Administação do FADA, Felisbela Francisco, disse que as coperativas têm no máximo cinco anos para efectuar o rembolso do montante, com uma taxa adicional de 1% para motocultivadores e 3% para tractores.
Acrescentou que o crédito é avaliado em cinquenta milhões de Kwanzas para cada beneficiário de tractores e dez milhões para motocultivadores, valores a serem devolvidos em valores monetários ou produtos agrícolas.
O governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, disse que espera das cooperativas agrícolas maior engajamento na produção, para se garantir a autosufiência alimentar na região.
Garantiu o apoio institucional às cooperativas do Moxico, no acesso aos credítos disponibilizados por várias instituições financeiras.
Conforme dados obtidos pela ANGOP, o progama Osi Yetu já beneficiou dois mil e 700 iniciativas agrícolas em todo país.
TC/YD