Uíge – Quatrocentos e dois membros de cooperativas agrícolas da província do Uíge iniciaram, esta quarta-feira, uma formação sobre “Boas práticas agrícolas para o desenvolvimento da cadeia de valor da mandioca, banana e café”.
Com a finalidade de fomentar a produção agrícola na região, a formação vai decorrer até ao dia 17 de Dezembro do ano em curso, numa iniciativa conjunta entre o Ministério da Economia e Planeamento, Universidade Kimpa Vita e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO),
Orientada pelos docentes dos cursos de Agronomia e de Economia da Universidade Kimpa Vita, a formação visa capacitar os agricultores em matérias ligadas ao uso das tecnologias na actividade agrícola, tratamento e melhoramento do solo, selecção e preparação das sementes, conservação de sementes e rentabilização do processo produtivo.
Na abertura do seminário, o director Provincial do Gabinete de Desenvolvimento Integrado no Uíge, Joaquim Gimbi, destacou a importância da capacitação dos agricultores, visando a obtenção de melhores resultados na produção agrícola.
Por sua vez, o reitor da Universidade Kimpa Vita, João Gaspar da Silva, destacou a necessidade da capacitação dos membros das cooperativas agrícolas, para garantir a segurança alimentar na província.
A formação conta com a participação de administradores municipais, responsáveis dos institutos de Desenvolvimento Agrário (IDA) e Nacional do Café (INCA), técnicos do Gabinete Provincial da Agricultura e docentes dos cursos de Agronomia e Economia.
A província do Uíge prevê colher, na presente campanha agrícola (2021/2022), nove milhões e 756 mil e 231 toneladas de produtos diversos, contra nove milhões 268 mil e 420 toneladas colhidas na safra anterior.