Caxito – Responsáveis de 50 cooperativas agrícolas do município do Dande, província do Bengo, estão a ser capacitados, em Caxito, sobre novas técnicas de produção com vista a melhoria da actividade agrícola.
Promovido pela Administração Municipal do Dande, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza, o seminário aborda questões relacionadas com a estratégia de cooperativismo, advocacia, organização e a gestão das cooperativas.
O director municipal do Dande da Agricultura, Pecuária e Pesca, Amaral Silvestre, disse que pretende-se com a acção formativa a diversificação das culturas e garantir a auto-suficiência alimentar no seio das famílias.
O formador Geraldo Basilua afirmou que acções do género darão ferramentas teóricas e práticas às cooperativas agrícolas do Dande para melhor desenvolverem a sua actividade.
Geraldo Basilua disse que a sua empresa Nkwendi assinou um acordo de seis meses com a Administração Municipal do Dande para continuar a formar e monitorizar as cooperativas agrícolas no município.
A presidente da cooperativa agrícola Enside Limosi, Adélia Suzana, agradeceu a iniciativa, frisando que com essa formação os agricultores deixarão de trabalhar empiricamente, o que poderá melhorar a sua produção agrícola.
Pediu apoio financeiro, de tractores, inputs agrícolas e a melhoria de vias de acesso nas comunidades.
O sector de agricultura do município do Dande controla 69 cooperativas agrícolas, 28 associações e 37 produtores individuai. MD/CJ/PA