Cuvelai - Quatro cooperativas agrícolas do município do Cuvelai, província do Cunene, beneficiaram, esta quarta-feira, de motocultivadoras, no âmbito do programa de Fortalecimento da Resiliência, Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN).
Entregues pelo administrador adjunto local, Emanuel Ndinomalenga, os meios visam impulsionar a actividade para o aumento da produção na circunscrição.
O FRESAN é um programa que abrange quatro componentes, nomeadamente, “resiliência e produção sustentável da agricultura familiar”, “melhoria da nutrição via transferências sociais com foco na educação e alimentação”, “fortalecimento institucional e gestão de informação multissectorial” e “teste de acções sensíveis à nutrição com boa relação custo-benefício”.
Para a campanha agrícola 2024/2025, no Cunene, o programa disponibilizou 53 toneladas e meia de sementes, entre massango, milho, massambala e feijão, para apoiar mais de quatro mil famílias camponesas.
O mesmo prevê ainda a atribuição de outros meios, com realce para 27 motociclos, para auxílio no transporte de produtos.
Maior parte dos 57 mil e 398 habitantes do município do Cuvelai dedica-se à prática da agricultura e criação de gado. PEM/LHE/VC