Cela – Dezasseis cooperativas agrícolas receberam, esta quarta-feira, na cidade do Waku Kungo, província do Cuanza-Sul, cinco tractores, com as suas respectivas alfaias, e 11 motocultivadores, com vista à mecanização da agricultura familiar nesta localidade.
A iniciativa do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), enquadrada na primeira fase do Programa de Mecanização da Agricultura Familiar, abrangeu os agricultores dos municípios da Cela, Cassongue, Quibala, Amboim, Conda, Mussende, Ebo, Porto Amboim e Seles.
Os respectivos equipamentos agrícolas foram atribuídos a título de crédito, cujos beneficiários vão desembolsar um total de 50 milhões de kwanzas para cada tractor e Kz 10 milhões para cada motocultivador, valores que deverão ser pagos em quatro anos.
A propósito dessa iniciativa, o administrador executivo do FADA, Renato Baptista, reiterou que a distribuição dos tractores e motocultivadores às cooperativas visa estimular o aumento da produção agrícola naquela província.
Acrescentou que, com esses meios, vai facilitar os agricultores a alargarem as suas áreas de produção e, consequentemente, o reforço da segurança alimentar, combate à fome e a melhoria da qualidade de vida dos camponeses.
Renato Baptista adiantou que, a nível do Cuanza-Sul, estão em curso 111 projectos gizados pelo FADA, dos quais 95 já foram reembolsados.
Por seu turno, o director provincial do gabinete da Agricultura, Ladeira Chambula, disse que a entrega dos referidos meios vai facilitar as famílias camponesas a mecanizar a actividade agrícola, em detrimento da manual.
Já o administrador da Cela, Manuel Mateus, disse que a entrega dos meios às cooperativas vai fortalecer a agricultura nas comunidades.
Na campanha agrícola 2023/2024, no Cuanza-Sul, prevê-se um milhão de toneladas de produtos diversos. IS/LC/QCB