Caxito – A cooperativa “Rio Seco”, em Caxito, província do Bengo, pretende, no presente ano agrícola, 2021/2022, trabalhar numa área de 25 hectares, para colher 200 toneladas de produtos diversos, contra 150 anteriores.
Para atingir este objectivo, a cooperativa com 35 hectares e apenas 10 em produção, vai aumentar a área de cultivo (de 10 para 25).
Localizada na comuna das Mabubas, município do Dande, a agremiação colheu no ano agrícola 2020/2021, 150 toneladas de produtos diversos, contra as 170 previstas, informou à Angop, o presidente do grupo, José Josua.
Referiu que a redução da colheita deveu-se a inundação registada na Albufeira da Barragem Hidroeléctrica das Mabubas que chegou às áreas de cultivo.
“Para inverter este quadro, vamos aumentar as áreas de cultivo este ano”, sublinhou.
A agremiação produz a beringela, banana, cebola, o maracujá, milho, repolho, além de mandioca e batata-doce, em pouca escala.
Em Janeiro, a cooperativa beneficiou de oito sacos de sementes de milho, 12 de feijão, um de soja e 50 kg de massango provenientes do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).
Segundo o responsável, os fertilizantes são adquiridos no mercado informal ao preço de 25 mil kwanzas o saco de 50 kg, enquanto para escoar a produção são alugadas viaturas num valor de 70 mil kwanzas por carregamento.
A cooperativa Rio Seco foi criada em 2020, tem 45 filiados e gerou 15 postos de trabalho.