Uíge - A cooperativa de ex-militares "Graças a Paz", instalada a 19 quilómetros da cidade do Uíge, aposta no aumento da produção agrícola, com destaque para a produção de banana, mandioca, milho e cana-de-açúcar.
A agremiação agrícola, que foi visitada terça-feira pelo governador José Carvalho da Rocha, perspectiva produzir, até ao final do ano, 110 toneladas de produtos diversos, superando os menos de 100 da safra anterior.
Instalada numa área de 350 hectares de terra, 25 dos quais estão a ser aproveitadas para a produção de banana, mandioca, milho, cana-de-açúcar e criação de aves e gado.
Segundo o responsável do projecto agrícola, Rufino Rafael, com a aquisição de tractor, no âmbito do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), e outros meios agrícolas, fornecidos pelo Governo Provincial do Uíge, a pretensão é atingir a produção anual de 100 toneladas de mandioca, 10 de milho, quatro de cana-de-açúcar e 125 de banana.
Instalado na aldeia Luther Rescova, no município do Uíge, o projecto iniciou em 2010 com duas pessoas, numa área inferior a 10 hectares. Actualmente, a cooperativa conta com mais de 30 associados.
Entre as preocupações, o agricultor pediu a melhoria da via de acesso e a construção de uma escola.
No final da visita, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, entregou enxadas, catanas, limas, motobombas e outros instrumentos agrícolas.
Em relação às preocupações apresentadas pelo agricultor, disse que haverá melhoria da via de acesso e a construção de uma escola, para que as crianças aprendam a ler e escrever.
Depois da visita à cooperativa agrícola, o governador José Carvalho da Rocha deslocou-se ao município de Ambuila para constatar o processo de instalação dos equipamentos dos serviços de voz e internet, nas Grutas do Nzenzo, fruto do investimento do Governo em parceria com o Conecta Angola.
No local, o governador testou o equipamento, tendo adiantado que será inaugurado quinta-feira (13), uma aposta que visa atrair turistas numa das sete maravilhas de Angola.
Enquadrado no projecto do Angosat 2, a província do Uíge conta com dois pontos de internet. JAR