Gambos – Trinta Antigos Combatentes e ex-militares, filiados numa cooperativa agrícola, beneficiaram de dois tractores e suas alfaias, assim como de cestas básicas doadas pelo Governo da província da Huíla.
A acção social efectuada através do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria na Huíla enquadrou-se na celebração do 15 de Janeiro, Dia do Antigo Combatente assinalado sob o lema: “Angola 50 anos, como preservar e valorizar as conquistas alcançadas”.
Foi ainda entregue uma motorizada de três rodas para auxiliar o transporte da produção.
Falando à ANGOP, à margem da entrega dos bens, a directora provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, na Huíla, Verónica Rito, afirmou que este factor vai servir para minimizar a carência alimentar por que muitos passam.
Reafirmou o compromisso do governo de continuar a criar estratégias que visam apoiar os ex-militares e os antigos combatentes e veteranos da pátria, desde a melhoria das pensões e a criação de mais cooperativas de fomento do auto-emprego.
O 15 de Janeiro foi instituído pelo executivo angolano, como Dia do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, para homenagear e dignificar os heróis de luta de libertação nacional e defesa do país. JT/MS