Caxito – A Cooperativa Agro-pecuária e Pesca Boa Fé, na província do Bengo, quer produzir milho em grande escala, numa área de 15 hectares.
Para concretizar este objectivo, a cooperativa está a envidar esforços no sentido de obter financiamento junto do Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
Estamos inscritos no PRODESI e aguardamos a resposta sobre a cedência de crédito, informou o presidente do grupo associativo, Gomes Miguel, sem adiantar os valores solicitados.
Localizada na comuna da Barra do Dande, a Boa Fé pretende com o financiamento adquirir um tractor com respectivas alfaias, motobombas e sementes agrícolas e aumentar a área de produção.
Com o alargamento da área produtiva, os associados querem experimentar culturas como tomate, cebola, repolho, cenoura, pimento, pepino e citrinos com sistema de irrigação.
Neste ano agrícola (2023-2024), a cooperativa prevê fracas colheitas devido às inundações provocadas pelas chuvas e o transbordo do rio Dande, que destruiu grande parte da produção.
A Boa Fé que, que actualmente, produz numa área de seis hectares mandioca, banana, feijão e ginguba, produziu seis toneladas de produtos diversosno ano agrícola de 2022-2023.
Com 120 membros, a cooperativa gerou seis postos de trabalhos e possui 177 cabeças de gado. FS/IF