Huambo – Duas toneladas de feijão manteiga foram colhidas, este ano, durante o primeiro ciclo experimental do Programa de Apoio à Produção Nacional (Projapron), implementado em Outubro de 2020 pelo Conselho da Juventude na província do Huambo.
O Projapron tem como objectivo ajudar os jovens a terem um papel mais activo na produção agrícola, com foco no combate à pobreza, além de fomentar o espírito empreendedor e o auto-emprego.
Esta quantidade de feijão foi produzida numa área de um hectar e meio de terras aráveis, disponibilizados pela fazenda Catumbo II, no município do Cachiungo, com o envolvimento de 122 jovens camponeses cadastrados no Conselho Provincial da Juventude.
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, o secretário executivo desta organização juvenil na província do Huambo, João Lara Macuva Hotalala, disse que a produção será distribuída aos centros e instituições filantrópicas.
Informou que o projecto prevê abranger mil e 100 jovens, com a criação de cooperativas de jovens camponeses, com aposta na produção de feijão, milho e batata rena, começando pelos municípios da Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga e Longonjo.
Por este facto, conforme o dirigente juvenil, foi criada uma brigada juvenil de apoio à produção nacional, constituída por jovens estudantes das faculdades de Ciências Agrárias, de Medicina Veterinária e de Economia, além dos alunos dos institutos Técnico Agrário, de Gestão e Administração, incluindo camponeses e agricultores.
João Lara Macuva Hotalala fez saber que a brigada tem por objectivo identificar e mobilizar jovens potenciais agricultores, para incentivá-los ao campo, com foco na produção agro-pecuária, avícola e na aquicultura.
Deste modo, disse estar previsto para os próximos três meses, o cultivo de batata- rena e doce, numa área de quatro hectares da comuna do Lépi, no município do Longonjo.