Conda – Cinquenta quatro mil e 582 toneladas de produtos diversos estão a ser colhidas, na época agrícola 2023/2024, pelos camponeses do município da Conda (Cuanza Sul), superando as dez mil toneladas da campanha anterior.
De acordo com o administrador municipal da Conda, Adão da Silva Pereira, que falava num encontro com o governador provincial, Job Castelo Capapinha, estão a ser colhidas, das 76 fazendas existentes e 27 cooperativas, as culturas de milho, feijão, batata-doce ,rena, hortícolas, frutas diversas e amendoim (ginguba).
No âmbito do projecto de Apoio a Agricultura Familiar e Comercialização (SAMAP), foram criadas 131 escolas de campo de agricultores, que beneficiam de 4.039 famílias camponesas, das quais 89 beneficiaram de um fundo de Kz 15 milhões para o relançamento da actividade agrícola.
Para apoio à segunda fase da campanha agrícola 2023/24, informou que o sector da agricultura recebeu mais de 10 toneladas de fertilizantes, nomeadamente o 12-24-12 e o amónio para serem distribuídas às famílias camponesas.
Além de fertilizantes, o Gabinete Provincial da Agricultura através do FADA também forneceu motocultivadoras e quatro tractores.
O município da Conda possui uma extensão territorial de 2.090 quilómetros quadrados e uma população estimada em 119 mil 522 habitantes. IS/Lc/ASS