Icolo e Bengo - A implementação da primeira fase da Estação Incubatória, vocacionada a facilitar e tornar rápido o processo de produção e reprodução de aves, está concluída, no município do Icolo e Bengo, soube-se esta quarta-feira.
De acordo com o presidente da comissão executiva da empresa mentora do projecto, WestAves, Valdir Júnior, o empreendimento conta com seis naves, das quais três para galinhas de cortes e três para puederas, tendo gerado 100 empregos directos.
A infraestrutura tem igualmente instalada um banco genético com 24 incubadoras para facilitar a reprodução de um total de 64 mil pintos em 21 dias.
Desde o início da sua implementação, com a chegada dos primeiros pintos do Brasil, há quatro meses, 1665 frangos de corte e 2005 de puederas estão já em condições de produzirem novas matrizes em quantidades consideráveis por dia.
Referiu que dentro de seis messs, 55 mil matrizes/dia passarão a estar disponíveis para cada província, de onde cada produtor local poderá adquirir os pintos, ovos e frangos para reprodução e ou consumo.
Este investimento custou 10 milhões de dólares, do próprio investidor privado e prevê-se expandir nas demais 17 províncias de Angola.
Com o efeito, espera-se a diversificação da economia, criação de mais postos de trabalho, tornar fácil e barato o ovo e carne de frango, o surgimento de várias infraestruturas avícolas e a diminuição da importação deste bem alimentar.
Estes ovos e pintos que estão a ser produzidos em grande escala, começarão a ser vendidos, dentro de seis meses, à micro, pequenas, médias e grandes empresas avícolas.
Por sua vez, o director do Programa Alimentar Mundial (PAM) em Angola, José Ferrão, disse que com esse projecto está-se a ajudar o governo na cadeia de valores desde a produção de milho, soja e frango.
"Temos estado a trabalhar com o governo, por isso já adquirimos algum equipamento para a produção de milho, na Huíla e agora na Lunda-Norte, nosso principal foco de momento", disse.
Fez saber que foram ja encetados encontros com o governo da Lunda-Norte, onde se prevê instalar também um aviário e empregar jovens, pelo que estão preparadas acções formativas e treinamento dos futuros trabalhadores deste empreendimento.AJQ