Ondjiva- O Gabinete provincial da Agricultura, no Cunene, conta, a partir de terça-feira, com uma carrinha de fumigação, para reforçar o combate à praga de gafanhotos, que assola a região.
Estão envolvidos na campanha de pulverização, que decorre desde sexta-feira última, técnicos do Gabinete da Agricultura, administrações municipais, Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, bem como as Forças Armadas Angolanas (FAA).
Até ao momento, já foram pulverizados, com insecticidas, dois hectares de lavras, nas localidades de Omulunga e Washikongo, comuna do Chiedi.
Os gafanhotos, que se instalaram desde o dia 9 deste mês, nos municípios de Ombadja, Namacunde e Cuanhama, já destruíram 561 campos agrícolas de massambala, massango e milho.
Em declarações à ANGOP, nesta segunda-feira, o director do Gabinete da Agricultura no Cunene, Pedro Tibeiro, afirmou que o trabalho de pulverização está a ser desenvolvido de forma manual, mas com a chegada da carrinha de fumigação terá outra dinâmica.
“O meio vem do Ministério da Agricultura. Neste momento, encontra-se já na província da Huíla, à caminho do Cunene”, garantiu.
A província do Cunene recebeu nove mil 378 unidades de insecticidas, pulverizadores e equipamentos de protecção, para combater a praga.
O fenómeno, que atinge cinco países da região Austral de África, surge devido às alterações climáticas, que estão a influenciar a reprodução dos gafanhotos de forma massiva, afectando, desta feita, os campos agrícolas e pastos.