Lubango - Um projecto de plantação de flores e o Girassol está desde a Campanha Agrícola 2022/2023, a ser implementado pela direcção municipal da Agricultura do Chipindo, na Huíla, para aumentar a produção do mel na região, informou o responsável do sector, Adriano Brás.
O girassol é uma planta anual, originária da América do Norte e Central, pertencente à família das Asteráceas e pouco sensível às variações climáticas, já que é bastante tolerante ao estresse hídrico, pode ser cultivado em quase todos os países com sucesso.
Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, por ocasião da participação do município do Chipindo, na maior bolsa de negócios do Sul de Angola, a Expo-Huíla, Adriano Brás disse que o cultivo do girassol tem o foco na produção de mel, já que a flor é um habitua hospedeiro das abelhas.
Ao mesmo tempo, prosseguiu, produzem a polinização das flores e contribui para o aumento da produtividade, além do seu uso como potencial na lavoura para rotação ou sucessão com outras culturas, reduz os problemas fitossanitários relacionados ao cultivo repetido de uma mesma espécie de planta.
Nesta empreitada, sublinhou, contam, numa primeira fase, com 12 famílias apiculturas controladas pela direcção municipal da Agricultura, que realizam a actividade apícola de forma isolada em seis hectares e já permitiu a produção de mais de 200 litros de mel.
Segundo a fonte, para o sucesso desta actividade os apicultores beneficiam de assistência técnica, apoios em insumos e aulas de como conservar a fauna.
O município do Chipindo localiza-se a Nordeste da província da Huíla, dista a 450 quilómetros da sua sede capital e tem uma população estimada em 85 mil 75 habitantes. BP/MS