Ndalatando - Um milhão e 800 mil alevinos foram produzidos, no primeiro semestre desde ano, no Centro de Lavicultura do Mucoso, em Cambambe, na província do Cuanza-Norte.
Em declarações à imprensa, o responsável do Centro de Lavicultura do Mucoso, António Escórcio, informou que a instituição tem capacidade de produção dois milhões de alevinos/ano e conta com 19 funcionários.
António Escórcio adiantou que o quilo de alevinos de 250 gramas custa dois mil kwanzas, facto que tem atraído muitos produtores das províncias de Luanda e Malanje.
Já o responsável do departamento provincial do Cuanza Norte das Pescas e Aquicultura, Patrício Constantino, elogiou a expansão da cultura da criação de tilápia, em tanques, nos municípios da Banga, Samba Cajú, Cazengo e Lucala, além do tradicional município de Cambambe.
Informou que esta actividade tem ajudado no empoderamento dos jovens, bem como no combate à fome e à pobreza nas famílias.
Inaugurado em 2015, o Centro de Lavicultura de Mucoso tem capacidade para dois milhões de alevinos por ano.
A instituição atingiu nos últimos dois anos a capacidade máxima de 320 milhões de alevinos, aumentando a capacidade de produção dos aquicultores no país. EFM/IMA/ASS