Ndalatando - Seis mil e 120 famílias camponesas vão ser assistidas na presente campanha agrícola 2024/2025, no município do Cazengo, província do Cuanza-Norte, aberta, sábado, na localidade de Quirima do Meio.
A informação foi prestada à ANGOP pelo responsável municipal da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), Jerónimo Cassiano Domingos, a propósito da abertura do ano agrícola na circunscrição.
As famílias vão beneficiar de sementes e imputes agrícolas, resultantes de vários programas de investimento público do sector e apoios da administração local na preparação de terras.
Referiu que perspectiva-se a preparação de seis mil e 120 hectares de terra, cinco mil dos quais manualmente.
Com estes incentivos, segundo o responsável, perspectiva-se uma colheita superior a do ano agrícola anterior, em que foram apoiadas cinco mil e 225 famílias e lavrados cerca de quatro mil hectares.
Jerónimo Cassiano não avançou a previsão de colheita para este ano, adiantando que tudo vai depender da regularidade das quedas pluviométricas.
A cerimónia de abertura do ano agrícola no Cazengo foi orientada pelo administrador municipal adjunto do Cazengo para a área orçamental e Financeira, Domingos Eduardo.
Na ocasião, o responsável exortou o engajamento dos produtores locais, de modo a contribuírem para a segurança alimentar na circunscrição, em particular, e da província, em geral.
Durante o acto, foram distribuídos aos camponeses, sementes de milho, arroz, feijão, trigo, amendoim e de mandioca.
Receberam, também, catanas, enxadas, ancinhos e motorizadas de três rodas para apoiar as escolas de campo.
O município do Cazengo conta com 40 escolas de campo que congregam mil e 160 camponeses, entre as quais 721 mulheres. DS/IMA/YD