Catabola - O município de Catabola, a 52 quilómetros a Leste da cidade do Cuito, província do Bié, prevê colher, na campanha agrícola 2024/2025, acima de 20 mil toneladas de feijão manteiga, mais três mil em relação à época passada.
A informação foi avançada hoje à ANGOP, pelo director da Agricultura e Floresta de Catabola, João Massoxi, no âmbito do início da presente campanha agrícola.
Para isso, estão preparados mais de 10 mil hectares para o cultivo deste produto
No geral, adiantou o responsável, serão cultivados a nível desta região mais de 60 mil hectares, com diversas culturas, com a envolvência de 33 mil famílias camponesas.
Referiu que a Administração Local do Estado está a distribuir aos camponeses 200 toneladas de fertilizantes, entre adubo, amônio e ureia, 15 toneladas de milho, 10 de arroz, cinco de feijão, bem como 500 enxadas, 10 moto-bombas e pulverizadores.
Já a administradora de Catabola, Madalena Wanga da Silva, encorajou os agricultores a prosseguirem com o aumento da produção, sobretudo do feijão, para manter esta região no top dos maiores produtores no Bié.
O município de Catabola, com três mil 228 quilómetros quadrados, possui mais de 169 mil habitantes, distribuídos nas comunas do Sande, Chiúca, Chipeta e Caiuera. JEC/PLB