Cuito - Mais de dezassete mil toneladas de feijão manteiga foram colhidas no município de Catabola, província do Bié, durante a campanha agrícola 2023/2024, mais três mil toneladas em relação à época passada.
A informação foi prestada, esta quarta-feira, à ANGOP, pelo director local da Agricultura e Florestas, João Massoxi, no âmbito da visita de trabalho que a governadora da província do Bié, Celeste Elavoko Adolfo, efectua ao município, cuja sede dista a 52 quilómetros a Leste da cidade do Cuito.
O director informou que o produto foi colhido em mais de nove mil 500 hectares.
Explicou que o aumento da produção de feijão manteiga resultou do facto de não ter se registado estiagem, conforme ocorreu na campanha 2022/2023, associado aos apoios do Governo, em inputs agrícolas.
A par disso, a governadora do Bié, Celeste Elavoko Adolfo, que se deslocou ao município para auscultar a população, apelou para o aumento da produção agrícola, com foco na diversificação da economia e no asseguramento do sustento das famílias.
Sem entrar em detalhes, prometeu mais apoio em sementes, fertilizante, entre outros inputs agrícolas, para as cooperativas e associações de camponeses, na próxima campanha agrícola 2024/2025, com intuito de continuar a combater a fome e a reduzir as importações.
O município de Catabola, com três mil 228 quilómetros quadrados, possui mais de 169 mil habitantes, distribuídos pelas comunas da Caiuera, Chipeta, Chiúca, Sande e Sede.
A vida da população baseia-se, essencialmente, no cultivo do milho, feijão manteiga, arroz, trigo, batata e hortaliças diversas, para além da pesca continental e da caça. JEC/BAN/ALH