Mbanza Kongo – Setenta famílias camponesas do município de Mbanza Kongo, província do Zaire, participam nesta segunda-feira, numa acção de capacitação sobre novas técnicas de cultivo de hortaliças, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Temas como a sacha de solos, rotação de culturas, dosagem de adubo, importância social da agricultura e a caixa comunitária dominam a formação que está a ser ministrada por três técnicos afectos ao Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).
O director interino do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas no Zaire, Mbueno Kilandamuko, disse que a acção formativa vai contemplar 350 famílias camponesas das comunas do município sede, com vista dotá-las de mais subsídios sobre a produção de hortaliças.
Fez saber que a província do Zaire depende muito de produtos hortícolas provenientes da capital do país, Luanda, um quadro que se pretende inverter nas próximas épocas agrícolas.
Informou que na primeira época agrícola (Novembro a Fevereiro), o município de Mbanza Kongo preparou 70 hectares de terras onde foram cultivados quantidades consideráveis de tomate, repolho, couve, beringela, cebola, cenoura e pimenta.
Sem revelar a safra obtida na campanha agrícola anterior, o responsável disse que na segunda fase que começou em Abril e termina em Julho, foram cultivados 30 hectares para a produção de hortaliças, com o envolvimento de 10 cooperativas agrícolas.
O administrador municipal de Mbanza Kongo, Manuel Nsiansoki Gomes, afirmou no acto de abertura, que a acção formativa alinha-se nos programas gizados pelo Executivo para o combate à pobreza.
O município de Mbanza Kongo tem uma população estimada em cerca de 200 mil habitantes, distribuídos pelas comunas de Kalambata, Nkiende, Luvo, Madimba, Kaluka e Sede. DA/JL