Ndalantando – O município do Golungo Alto, província do Cuanza-Norte, dispõe de cinco toneladas de sementes de arroz, para fomentar, pela primeira vez, o cultivo deste cereal, na campanha agrícola 2024/2025, assegurou, esta sexta-feira, a administradora municipal, Maria Inácio Jerónimo.
Segundo a responsável, a produção do arroz será feita nas localidades de Canaulo, Caluia, Luinha, numa área de 19 hectares.
Em declarações à ANGOP, a propósito da 6ª edição da Expo Cuanza-Norte/2024, a administradora disse que o município pretende mobilizar mais camponeses para o cultivo de arroz, pela primeira vez, em grande escala.
Maria Inácio esclareceu que os camponeses estão disponíveis para este desafio, depois do resultado positivo da fase experimental do cultivo de arroz na presente campanha, feita numa área de um hectare.
Adiantou que, depois do ensaio que decorreu em duas fazendas agrícolas, os camponeses acreditam que é possível produzir arroz no Golungo Alto.
Quanto à cultura do café, Maria Jerónimo disse que, na próxima campanha, o município vai continuar a revitalizar as fazendas cafeícolas, para aumentar a produção do “bago vermelho”.
Para essa empreitada, avançou, estão preparadas 400 mil mudas de café, que serão distribuídas aos agricultores, além da formação e apoio técnico.
Adicionalmente, a administradora referiu que o município também está a apostar na produção de cacau.
Na 6ª edição da Expo Cuanza-Norte/2024, o município do Golungo Alto apresenta a sua potencialidade agrícola, com destaque à produção de café, óleo de palma, assim como o potencial mineiro. IMA/QCB