Zango – As mulheres camponesas do município de Viana, em Luanda, pediram esta sexta-feira às autoridades locais a disponibilização de meios de transporte para facilitar o escoamento de produtos agrícolas do campo para os centros de comércio.
Essa foi uma das preocupações apresentadas por mais de 50 mulheres camponesas associadas em cooperativa, durante o Fórum da Mulher Rural, promovido hoje, na comuna de Calumbo, pela Administração Municipal de Viana.
Na ocasião, as agricultoras solicitaram também o fornecimento de insumos agrícolas, como sementes, fertilizantes, entre outros meios de trabalho, para apoiar o cultivo de diversos produtos.
Em declarações à imprensa, o administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, assegurou direccionar as preocupações apresentadas pelas mulheres ao fórum provincial e, posteriormente, ao nacional.
Considerou a agricultura familiar como a base de alimentação da maior parte da população angolana, contando com o engajamento de milhares de mulheres, que têm o campo como fonte de sobrevivência.
Por sua vez, a directora municipal da Acção Social, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Marta Gola, disse que o Fórum serviu para analisar aspectos relacionados com a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento das comunidades na agro-indústria e alimentação, bem como o papel da mulher rural no cooperativismo.
Sob o lema “Mulher no meio rural, a chave para o desenvolvimento”, o evento contou com a participação de mulheres das cooperativas “Agrária e Pescas Nova Solidária”, “Camponesas de Kialanda” e “União das Cooperativas de Pescadores da Baixa do Kwanza”, que apresentaram vários produtos locais, como a mandioca, tomate, cebola, bringeira, ginguba, alface, gimboa, entre outros. NGS/DP/QCB/AC