Huambo – A campanha agrícola 2024/2025 prevê envolver, na província do Huambo, 296 mil e 76 famílias camponesas, com uma previsão de alcançar uma cifra de um milhão 800 mil toneladas de produtos diversos, soube a ANGOP.
A informação foi prestada, esta sexta-feira, pelo director do gabinete local da Agricultura, Pecuária e Pescas, Toni Camuti, no final da VI sessão ordinária do Governo da província do Huambo, orientada pelo governador Pereira Alfredo.
Na ocasião, afirmou que as famílias locais poderão contar com um ano agrícola tranquilo, cuja abertura está prevista para a primeira quinzena de Setembro próximo, pois o Governo local tudo está a fazer para que as famílias tenham fertilizantes e outros insumos necessários para a prática da agricultura.
Adiantou que poderão ser cultivados perto de 900 mil hectares de terra, quer no sector familiar, quer no empresarial, devido ao acréscimo de 10.8 por cento de camponeses, comparativamente ao ano anterior.
Disse, igualmente, que, no âmbito do programa de extensão e desenvolvimento rural, serão assistidas 118 mil 430 famílias, que corresponde a 40 por cento do grupo-alvo, com o apoio directo e indirecto, mediante os parceiros, assim como pelas administrações municipais, no quadro do programa de combate à pobreza.
Para o efeito, Toni Camuti adiantou que a província do Huambo já está a receber os fertilizantes, na qual estão previstas a recepção de um total de oito mil toneladas, sendo cerca de sete mil composto de 12/24/12, 500 de ureia e igual número de sulfato de amónio e adubo simples.
Disse serem as quantidades possíveis para se arrancar o ano agrícola 2024/2025, pois outras acções serão continuadas, de acordo os diversos programas às famílias camponesas.
Apelou ao envolvimento dos camponeses na produção, pois estão em curso a reabilitação de valas, pequenos regadios, assistência técnica, entre outras, para não se depender das chuvas. ZZN/JSV/ALH