Malanje- Sessenta e oito mil famílias camponesas que estarão envolvidas na campanha agrícola 2024/2025 em Malanje, vão beneficiar de apoios do governo, de escolas de campo e de Organizações não Governamentais (ONG´s), para o aumento da produção e da produtividade.
O Ministério da Agricultura e Florestas vai beneficiar as famílias camponesas com 200 toneladas de sementes de arroz, 150 de milho, 60 de soja e outras dezenas de massango e massambala, estás últimas servirão de ensaio na província.
A informação foi prestada hoje, pelo director do Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas, Carlos Chipoia, tendo frisado que estão também previstos apoios em instrumentos agrícolas.
Fez saber que as famílias serão na sua maioria assistidas pelas Administrações Municipais com a preparação de cerca de dois mil e 600 hectares de terras mecanizadas, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e de Combate à Fome e à Pobreza.
Precisou que os sectores familiar e empresarial poderão atingir cerca de 40 mil hectares de terras mecanizadas.
Carlos Chipoia frisou que se pretende recuperar as perdas que as chuvas excessivas causaram na campanha anterior, provocando principalmente no sector empresarial, uma baixa de cerca de 40 por cento da produção agrícola.
Disse estar optimista por haver este ano novos intervenientes que estão a dar mostras do aumento das terras para a produção principalmente de grãos e mandioca.
“Temos agora muitos intervenientes novos e podemos acreditar no aumento dos níveis de produção e também o sector empresarial está a aumentar significativamente as suas áreas”, disse.
Na campanha agrícola anterior, 2023/24, o governo de Malanje apoiou com sementes e instrumentos agrícolas, 16 mil 814 famílias, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza, bem como preparou mil 667 hectares mecanizados para a produção de mandioca, arroz, feijão, milho e outras culturas. PBC