Ondjiva- Mais de dez mil toneladas de hortícolas diversas, foram produzidas, em dois anos, no perímetro irrigado do canal do Cafu, província do Cunene.
Dos cinco mil hectares disponíveis, apenas 136,28 estão a ser explorados, sendo que em 2023 a produção foi de quatro mil toneladas, enquanto na campanha de 2024 houve uma colheita de seis mil toneladas e 799,17 quilogramas.
A informação foi prestada esta sexta-feira à ANGOP, pelo director do gabinete para o Desenvolvimento Económico do Cunene, Felisberto Hisimungula, referindo que do ponto de vista produtivo ao longo do canal regista-se um crescimento razoável.
“Nos dois anos, tivemos uma produção bruta de mais de 10 mil toneladas, com destaque ao tomate, que representa 60 por cento da produção e destinos de preferência os centros urbanos do Cunene, às províncias de Luanda e Huila.
Disse que a par do tomate, regista-se a cebola com 20 por cento, repolho e o milho cinco por cento, beringela quatro, enquanto a couve, repolho e feijão estão com dois por cento cada.
Felisberto Hisimungula apontou a necessidade de mais apoio e financiamento aos produtores, no sentido de alavancar e melhorar os níveis de cultivo no perímetro do Cafu.
Fez saber que em 2023 foram apoiados quatro produtores, sendo três da linha de crédito da assistência técnica material do FADA, com 10 milhões de kwanzas e dois produtores individuais com sete milhões cada.
Já em 2024, no quadro do lançamento da segunda fase de créditos em meios mecanizados ao abrigo do FADA, 17 produtores foram beneficiados, sendo seis com tractores e 11 de moto-cultivadora e um valor de cinco milhões de kwanzas para o fundo de maneio.
Estrutura do canal do Cafu
Inaugurado em 2022 pelo Presidente da República, o canal do Cafu é o primeiro de cinco projectos estruturantes de combate à seca no sul do país.
Com um orçamento de 44 mil milhões, 358 milhões e 360 mil 651 kwanzas, o projecto tem como benefício o acesso de água a 235 mil pessoas dos municípios de Ombadja, Cuanhama e Namacunde, abeberamento de 250 mil animais e a irrigação de cinco mil hectares de campos agrícolas.
O projecto dispõe de um canal a céu aberto, numa extensão de cerca de 165 km, sendo o principal com 47 km, desde a estação do Cafu a Ombala yo Mungo, e dois outros que ligam a região de Ndombondola e Namacunde.FI/LHE/ASS