Uíge – Sessenta produtores de café do município do Uíge, na província com o mesmo nome, iniciaram hoje, quinta-feira, uma formação sobre técnicas modernas de produção de café, numa iniciativa do projecto Mukafe.
Financiado pela União Europeia, o projecto de capacitação terá a duração de dois dias e vai abordar matérias sobre os diferentes tipos de poda no cafeeiro, selecção da planta-mãe, preparação da semente e reforço da inclusão económica de mulheres líderes na cadeia de valor do café.
Em declarações à ANGOP, o coordenador do projecto Mukafe, José Maingui, disse que a formação se enquadra no ciclo produtivo dessa cultura, assim como na inserção de jovens e mulheres na actividade cafeícola.
Disse estar em curso acções de mobilização para a necessidade de jovens e mulheres aderirem à actividade de produção café nessa região do país.
“Um grande número de jovens e mulheres estão disponíveis a melhorar a produção do café, visando o rejuvenescimento das plantações e do tecido humano do produtor de café”, acrescentou.
Com o mesmo propósito, foram igualmente capacitados, na quarta-feira, 60 produtores do município de Mucaba.
O projecto Mukafe está a ser implementado nas províncias do Cuanza Sul (Libolo e Amboim), Cuanza Norte (Golungo Alto e Quiculungo) e Uíge (Mucaba e Uíge).
A província do Uíge conta com um total de 4.551 produtores de café, que colheram, em 2023, 4.006 toneladas dessa cultura. NM/JAR