Uíge – Os cafeicultores do município de Mucaba, na província do Uíge, solicitaram, esta terça-feira, apoio de meios mecanizados (tractores) e de instrumentos de trabalho, para o alargamento das áreas de cultura, visando aumentar a produção de café na localidade.
A solicitação foi feita pelo administrador municipal local, Carlos Alberto David, na abertura da campanha de colheita de café, acto presidido pela vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Sónia Arlete Cahombo.
O município, que conta com mil e 46 cafeicultores, tem uma área lavrada de 14 mil e 10 hectares de terra para a produção do bago vermelho.
Carlos Alberto David explicou que a inexistência de meios mecanizados tem condicionado o alargamento das áreas de cultivo do café e, consequentemente, o aumento da produção dessa cultura histórica.
Defendeu, igualmente, a necessidade da reabilitação das vias de acesso, para facilitar o escoamento do café e de outras culturas.
Esclareceu, por outro lado, que a localidade preparou, nesta época agrícola, 17 mil e 263 hectares de terra, para o cultivo de produtos diversos.
O município de Mucaba, que dista a 60 quilómetros da cidade do Uíge, conta com 46 associações de camponeses, 15 cooperativas, num universo de 3.763 associados, e 13 mil e 573 famílias camponesas. NM/JAR