Ondjiva – Dez toneladas de cebola começaram a ser colhidas, nesta quinta-feira, no campo agrícola do estabelecimento prisional do Peu Peu, cujo arranque foi testemunhado pelo director-geral do Serviço Penitenciário, comissário prisional principal, Bernardo do Amaral Gourgel.
A produção, referente à primeira época do ano agrícola 2020/2021, de um total de 36 toneladas em produção, marca a abertura da campanha de colheita de produtos destinados ao consumo dos reclusos e efectivo do Serviço Penitenciário.
Na ocasião, o chefe de departamento das actividades económicas e produtivas do estabelecimento prisional do Peu Peu, inspector prisional Lucas Sangueve, disse que a colheita da cebola está a ser feita numa área de três hectares.
Lucas Sangueve realçou que para o próximo mês de Agosto prevê-se colher 50 toneladas de tomate, 15 de mandioca, 10 de batata-doce, três de berinjela, 1,5 de pimenta e uma de couves.
Sem precisar a safra anterior deste produto, o responsável disse apenas que este ano superará a colheita anterior, tendo em conta o apoio material agrícola recebido.
Fez saber que o estabelecimento dispõe de uma área de produção agrícola de 83 hectares, dividido em três campos agrícolas e um destacamento, destas 59 em exploração.