Huambo – Os apicultores do município do Cachiungo, província do Huambo, mantêm o foco na hegemonia de maior produtor de mel desta região do país, com o melhoramento das novas técnicas de maneio do apiário.
Trata-se de 112 apicultores, agrupados em três cooperativas, que participaram, há dias, de uma acção formativa sobre novas técnicas de maneio do apiário, com a utilização de colmeias modernas do tipo “langstroth” e outras melhoradas, para aumentar os níveis de produção.
O administrador local, Paulo Moma Kundomboque, disse à ANGOP, esta terça-feira, que a iniciativa serviu estruturar a cadeia produtiva do mel, para um melhor controlo do rendimento de cada cooperativa.
Informou que a formação contou com apicultores das comunas da Chinhama, Chiumbo e Sede, que no final receberam kits de trabalho, com foco no melhoramento desta actividade.
Disse que os apicultores aprimoraram, entre outras técnicas, as formas de como cuidar das abelhas durante a extracção ou colheita do mel sem causar dos insectos.
Destacou que muitos deles utilizam o fogo para queimar as abelhas ou métodos de fumigação, daí o facto da realização da formação para melhor extraírem e filtrarem o mel.
Por sua vez, o chefe dos serviços técnicos e fiscalização do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) no Huambo, Ademilton Caetano, disse no quadro da modernização da actividade apícola nesta província já foram distribuídos, em dois anos, 80 colmeias do tipo “langstroth”, fatos, botas e fumigadores para este tipo de actividade.
Disse que o sector tem o controlo de cinco mil colmeias, entre modernas e tradicionais, com uma previsão de colher, este ano, perto de duas mil toneladas de mel, numa acção que envolve mais de três mil apicultores em todos os municípios, com realce para dos da Caála, Cachiungo, Ecunha e Huambo.
Acrescentou que estas quatro municipalidades integram a plataforma nacional de apicultura, para o fomento da produção de mel, com benefícios aos programas de consolidação e estruturação de uma rede de agentes de recolha e comercialização.
Benefício do mel
O mel, para além de ser um adoçante natural, tem vários benefícios, pois, conta com uma acção anti-microbiana capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e, assim, proteger contras as doenças.
Devido às suas qualidades adstringentes e sua suavizantes, o mel é também utilizado largamente na cosmética: cremes, máscaras de limpeza facial, tónico, entre outros. JSV/ALH