Cachiungo – Três cooperativas de apicultores no município do Cachiungo, província do Huambo, foram legalizadas, esta quinta-feira, no âmbito do programa de combate à pobreza, para o melhoramento da produção do mel e de outras culturas agrícolas.
Durante o acto de entrega dos documentos de certificação, o administrador local, Paulo Moma Kondomboque, disse serem cooperativas das aldeias de Kapala e Lonundu, assim como da Vila Verde, que abrangeram a iniciativa enquadrada nos vários apoios do referido programa.
Com esta legalização, prosseguiu, as cooperativas estão habilitadas para o acesso ao crédito bancário, com foco na diversificação da economia angolana.
Adriano Bumba, presidente da cooperativa dos apicultores Esandju, disse que vão fazer um trabalho mais abrangente na produção do mel, para o sustento familiar
Moisés Satumbuengo, da cooperativa Twalisanga Kapala, disse ser algo inédito entre os camponeses locais, que estão satisfeitos pelo gesto, pois estarão mais habilitados para o fomento da produção.
Deolindo Celestino, presidente da cooperativa Tchopopwe, disse sentir-se feliz pela legalização, enquanto sonho realizado, e vai dedicar-se mais no cultivo de milho, feijão, soja, cebola, tomate, entre outros.
Fundado a 07 de Novembro de 1913, o município do Cachiungo, com uma extensão territorial de dois mil 947 quilómetros quadrados, possui três comunas (Chinhama, Chiumbo e Sede), com uma população estimada em 169 mil e 123 habitantes, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). ZZN/JSV/ALH