Caála – Pelo menos 386 mil 526 toneladas de produtos agrícolas diversos foram colhidos, na época agrícola 2023/2024, pelo sector familiar do município da Caála, província do Huambo, mais 86 mil 173 em relação à colheita anterior.
Em declarações esta quinta-feira à ANGOP, o director local da Agricultura, Avelino Calupeteca, disse tratar-se de 22 mil 466 toneladas de milho, sete mil 476 de feijão, 151 mil 520 de batata rena e 49 mil e 36 de batata-doce.
Constas também da safra 60 mil 623 toneladas de hortícolas diversas, duas mil e 32 de arroz, 320 de trigo, 331 de soja, entre outros em fase de fomento como abóboras, cana-de-açúcar, amendoins, mandiocas, manssambala e massango.
Disse que, para o alcance desses resultados as famílias camponesas, agrupadas em cooperativas, na sua maioria, beneficiaram, para além da assistência técnica da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), de imputes e demais meios agrícola.
Referiu terem distribuído, na época agrícola 2023/2024, mais de 363 toneladas de fertilizantes, com destaque para adubo 12/24/12 e sulfato de amónio.
Avelino Calupeteca informou que as famílias camponesas receberam, igualmente, diversas quantidades de variedades de sementes entregues, à semelhança dos fertilizantes, pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) no quadro do programa de subvenção do Ministério da Agricultura e Florestas, enquanto a nível local consta das políticas de combate à pobreza.
O responsável enalteceu o empenho das famílias camponesas que, apesar de vários desafios e dificuldades, aumentaram os níveis de produção, um ganho que se pretende elevar na próxima época agrícola.
Por isso, reafirmou o engajamento da Administração do município da Caála em continuar apoiar a produção do arroz, do trigo, da soja e demais culturas menos tradicionais na circunscrição, com foco na diversificação do cultivo agrícola e, concomitantemente, no reforço da segurança alimentar.
Actualmente, lembrou, o município da Caála controla 75 mil famílias camponesas, seis mil das quais, associadas em 155 comparativa.
Conhecido no passado como “Celeiro de Angola”, o município da Caála, localizado nos corredores Oeste da província do Huambo, tem uma população estimada em 392 mil habitantes, distribuídos pelas comunas da Calenga, Catata, Cuima e Sede. MLV/ALH