Camacupa - Mais de dois milhões de toneladas de produtos agrícolas diversos vão ser produzidos na província do Bié, na presente época agrícola 2024/2025, em 689 mil hectares, mais duzentos em relação à campanha passada.
A informação foi avançada hoje, em Camacupa, pelo director da Agricultura, Pecuária e Pescas do Bié, Felizardo Brito Capepula, durante a abertura da campanha agrícola, tendo sublinhado que, para tal, haverá um aumento de acima de 800 mil toneladas em termos de colheita em relação à época anterior.
Filizardo Brito Capepula avançou ainda que o Governo vai continuar a assistir com inputs agrícolas as mais de 275 mil famílias camponesas, visando atingir as metas preconizadas.
Em Camacupa, por exemplo, nesta campanha agrícola 2024/2025 prevê-se envolver mais de 42 mil famílias camponesas, que vão produzir uma cifra de 67 mil 200 toneladas de diversos produtos, em 84 mil hectares.
Para o efeito, esta municipalidade já recepcionou, numa primeira fase, cerca de 113 toneladas de fertilizantes, das quais 85 toneladas são de adubos, seis de sulfato de amónio e 22 toneladas de ureia.
Por sua vez, a governadora do Bié, Celeste Adolfo, asseverou que as entidades governamentais possuem um programa de apoiar os produtores individuais, através do Programa de Combate à Pobreza e outros, de modo que ajudem a reduzir a fome no seio das famílias.
Por isso, solicitou o contributo de todas as famílias camponesas e não só, a fim de apostarem seriamente no fomento da agricultura e pecuária, na medida em que o Governo assegura a assistência de inputs agrícolas e animais.
Outrossim, reafirmou que o Governo da província vai dar continuidade na recuperação das estradas secundárias e terciárias, sendo que, para o efeito, as autoridades já disponibilizaram equipamentos para a terraplanagem nas aldeias de Camacupa, para até Dezembro deste ano.
Decorrido Sob lema:" Agricultura Familiar, Caminho Certo para o Aumento Sustentável da Produção Agrária", a abertura da campanha decorreu na aldeia de Santa Rosa, comuna da Muinha, considerada a maior comunidade que se dedica na produção do campo.
A província do Bié já recepecionou até ao momento mais de mil e 500 toneladas de fertilizantes, que estão a ser distribuídas nos nove municípios, das mais de oito mil previstas, no âmbito da campanha agrícola 2024/2025.
Beneficiou ainda de mais de mil toneladas de sementes diversas, como milho, feijão, trigo, arroz, hortícolas e outras.
Na campanha agrícola passada, o Bié colheu mais de um milhão de toneladas de produtos diversos, sobretudo 172 mil toneladas de batata-rena, 70 mil de feijão, 381 mil de milho, 10 mil trigo, 76 mil de arroz, 55 mil de batata doce, bem como 411 mil toneladas de mandioca, e outros produtos do campo. JEC/PLB