Cuito - Novecentas e cinquenta toneladas de fertilizantes, das nove mil quinhentas previstas, para o apoio aos camponeses no ano agrícola 2024/2025, já se encontram na cidade do Cuito, província do Bié.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, na cidade do Cuito, pelo director do Gabinete da Agricultura e Florestas, Felizardo Brito Capepula, na II reunião ordinária do Conselho Provincial da Auscultação das Comunidades, orientada pela governadora Celeste Elavoko Adolfo.
Além de fertilizantes, estão, igualmente, disponíveis, mais de mil toneladas de sementes de milho, feijão, trigo, arroz, hortícolas e outras, para os mais de 400 mil hectares.
Ao intervir na ocasião, a governadora, Celeste Adolfo, sublinhou que o Governo continua a criar as condições para os insumos cheguem às famílias camponesas em tempo oportuno.
Com uma área de quatro milhões 218 mil 840 hectares de terra fértil, na campanha agrícola 2024/2025, que abre a 14 de Setembro deste ano, o Bié prevê cultivar perto 480 mil hectares.
Na campanha agrícola finda, a província colheu 172 mil toneladas de batata-rena, 70 mil de feijão, 381 mil de milho, 10 mil de trigo, 76 mil de arroz, 55 mil de batata-doce, bem como 411 mil toneladas de mandioca, entre outros produtos do campo. JEC/BAN/MS