Caxito - A província do Bengo realiza, em Março deste ano, na cidade de Caxito, a Primeira Conferência Provincial do Café, para analisar questões relacionadas com o relançamento da produção, o fomento da cultura e perspectivar o futuro.
O evento vai reunir empresários, produtores e a banca para debater sobre o estado actual do cultivo do café, as potencialidades e oportunidades dessa cultura na província, assim como o papel dos bancos no financiamento dos empresários.
No encontro preparatório realizado esta quarta-feira, a governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, explicou que o certame visa obter maior conhecimento sobre as potencialidades da cultura na região, fortalecer os pequenos, médios e grandes produtores e encontrar maior abertura junto dos bancos.
Lembrou que o café já foi uma cultura dominante na província do Bengo e, por isso, deve ser retomada.
O Gabinete Provincial da Agricultura no Bengo controla 288 fazendas de café, das quais apenas 58 estão em funcionamento. As restantes 225 se encontram subaproveitadas nos municípios dos Dembos, Pango Aluquém, Bula Atumba e Nambuangongo. MD/CJ/IF