Caxito – Uma manada de 20 elefantes tem invadido várias plantações agrícolas no município do Pango Aluquém (Bengo), desde o mês de Novembro de 2020, informou hoje o administrador local, Sebastião José Falo.
Em consequência disso, 533 lavras, que integram as aldeias de Kingumbo, Catanda, Pango Sede, Centralidade, Gombe ya Muquiama, Kimbundo, Zungo e Bem-Vindo, ficaram destruídas neste período.
De acordo com o administrador local, Segundo Sebastião José Falo, os elefantes continuam a circular pela região, deixando em alerta os habitantes locais que temem pela sua vida.
Por este motivo, considerou preocupante a invasão pelos elefantes, porque com a destruição das culturas fica igualmente afectada a dieta alimentar dos camponeses.
Para afugentar os elefantes, esclareceu que os camponeses têm efectuado a queima de pneus, uma acção que não tem resultado, dai que se aguarda por apoios do governo no sentido de resolver a situação.
O município do Pango Aluquém registou, em 2015, o ataque de um elefante contra um jovem que se dirigia à caça e, em Fevereiro de 2020, os elefantes invadiram campos agrícolas.