Lubango – Um montante de 100 milhões de dólares americanos será disponibilizado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), para financiar a agricultura familiar, em 2025, com prioridade para a região sul do país.
O representante do BAD em Angola, Pietro Toigo, disse este sábado à imprensa, no Lubango, província da Huíla, que o investimento tem como objectivo fortificar essa região afectada pela seca e intervir no Cuanza-Sul, que vive uma situação similar, com problemas da fome.
O financiamento segundo o responsável, vai permitir aos agricultores produzir em grande escala e apoiar o sector das águas e saneamento, assim como a urbanização sustentável, principalmente nas cidades costeiras de Angola.
Desde 2020, esta instituição bancária disponibilizou 225 milhões de dólares a produtores nacionais, para o fomento a actividade agrícola.
Relativamente a investimentos em projectos no sector de energia, o também representante do BAD em São Tomé e Príncipe afirmou que, desde 2023, foram disponibilizados USD 500 milhões de dólares, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2022-2027.
Deste valor, explicou, 220 milhões de dólares são parte de um financiamento da linha de transporte da região sul do país. JT/MS