Banga - Um projecto para a transformação da Banga em município piloto da produção e transformação de café está a ser gizado pelo Governo Provincial do Cuanza-Norte, anunciou o governador João Diogo Gaspar.
Falando, quarta-feira, no Conselho Municipal de Auscultação Social da Banga, o rgovernador anunciou, sem pormenores, que o Governo Provincial do Cuanza-Norte tem um projecto “bastante ambicioso” para fazer da Banga o município piloto no cultivo e transformação de café, cana-de-açúcar, milho e feijão.
Disse que o projecto vai constar do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreza, para apoiar pequenos agricultores, no sentido de fomentar a agricultura familiar.
João Gaspar informou que o projecto vai aproveitar o potencial do município no cultivo de café para revitalizar a produção, e incentivou a população a apostar no sector da agricultura, pelo potencial da região neste sector.
Recordou que o município tem terras férteis e aráveis e um potencial agrícola muito forte, que deve ser bem aproveitado, para aumentar a produção e alavancar a economia local.
"Queremos fazer da Banga um importante produtor de café, de cana-de-açucar, de milho e feijão, mas também de batata, mandioca e outros produtos", assinalou, garantindo que o governo vai apoiar as famílias com meios de trabalho, sementes e outros imputs, para maximizar a produção.
Referindo-se aos recursos naturais do município, informou que o Governo Provincial tem procurado investidores para alavancar a economia local e fazer com que a região contribuía para a arrecadação de receitas para o Estado.
Informou que a instituição tem em carteira projectos para a construção de mais escolas e pediu a colaboração da população, em especial dos jovens, na preservação de bens públicos.
Na reunião, os membros do Conselho Municipal de Auscultação Social da Banga apresentaram problemas ligadas à melhoria das vias terciárias, construção de mais infra-estruturas nos sectores da educação, saúde, água, energia eléctrica, a requalificação da vila, bem como a melhoria do saneamento básico.
Na Banga, o governador e a sua delegação visitaram as comunas de Cariamba e de Caculo Cabaça e a lagoa da Banga. EFM/IMA/AC