Luanda - A queda da inflação na ordem dos 13% em 2022, em relação ao ano anterior, foi influenciada pela aposta na produção nacional, afirmou hoje o ministro da Economia e Planeamento (MEP), Mário Caetano João.
Segundo o ministro, o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) é uma das apostas na produção nacional, pois através deste são desenvolvidos uma série de produtos financeiros para apoiar a economia.
Fazendo um histórico, Mário Caetano João explicou que o PRODESI surgiu timidamente em 2018, com cerca de 30 projectos aprovados em 2019, depois da crise, em 2020 tiveram mais de 400 projectos aprovados, 170, em 2021, e 1800 em 2022.
Os projectos estavam inseridos nas diversas fileiras produtivas como a agricultura, pesca, turismo, têxtil, vestuário e calçado e recursos geológicos.
Para dinamizar a produção nacional através do PRODESI, de acordo com o responsável, começaram a trabalhar com os operadores económicos a fim de olharam para o país numa versão de financiar a economia.
O gestor salientou também que fizeram várias acções de sensibilização para se poder virar a página de importação, já que o novo paradigma aposta na produção nacional, sem deixar de importar e outros instrumentos que aumentam a produção.
Quanto à tecnologia, referiu que facilitaram o acesso com financiamentos, que saíram de cerca de 30 operadores beneficiados, em 2019, para mais de três mil, em 2022, a fim obterem tractores montados no país.
Explicou também que, para se aumentar a produção nacional, começaram a fomentar o acesso ao mercado, com a criação de feiras nos mais diversos municípios, sendo que, em 2022, viram a FILDA como uma incubadora de negócios, colocando dentro dela outras feiras, como “Start up Summer”, que se realizará em Abril - o “Start up Summer da Juventude”.
Informou ainda que o PRODESI conta com o apoio à exportação, sendo que em 2022, voltou a ter resultados obtidos em 2019, com a exportação de cerca de 100 milhões de dólares de produtos do PRODESI.
O ministro Mário Caetano João deu essa informação quando falava na abertura do evento de balanço e perspectivas do Ministério da Economia e Planeamento (MEP 2022-2023).