Caconda – Agricultores do município de Caconda, na Huíla, prevêem colher na primeira fase da campanha agrícola 2024/2025, aberta esta terça-feira, 40 mil e 50 toneladas de produtos diversos, em 54 mil e 500 hectares que já estão a receber a sementeira.
Na campanha anterior, o município que dista a 230 quilómetros a Norte do Lubango, produziu 828,2 toneladas de milho, 70,8 de feijão, 76,8 de massango, 56 de massambala e quatro de soja.
As autoridades distribuíram, aos agricultores, 20 toneladas de semente de milho, 12 de feijão, dez de massango e cinco de massambala, estando em curso a entrega de 150 mil kg de adubo do tipo NPK e 50 mil de sulfato de amónio.
Na abertura do ano agrícola na aldeia de Bissapa, comuna do Uaba, o administrador municipal, Castilho Cacumba, admitiu que Caconda precisa explorar melhor o seu potencial agrícola, através de incentivo aos agricultores e tornar as famílias auto-suficientes.
É nessa senda, segundo o gestor, que há a necessidade de prestar-se mais atenção à agricultura familiar, segmento visto pelo Executivo Angolano como “pilar” para o aumento da produção agrícola sustentável.
Nesse quesito destacou as acções do Gabinete da Agricultura Pecuária e Pescas, dos projectos SAMAP e PDAC no apoio às famílias rurais, que na campanha passada providenciaram 24,36 toneladas de semente de milho, 8,5 de feijão, 0,6 de soja, 9,6 de massango, sete de massambala, assim como 56, 36 adubo NPK, 95,1 de sulfato de amónio e 50 charruas, entregues a sei mil e 70 famílias.
Castilho Cacumba ressaltou que no âmbito do combate à pobreza a Administração Municipal adquiriu juntas bovinas que foram distribuídas a quatro cooperativas de agricultores, com vista a reforçar a campanha deste ano.
O município de Caconda é dos maiores produtores agrícolas da Huíla e faz parte do chamado “triângulo do milho”, contando com uma população superior a 227 mil 362 habitantes, na sua maioria fixada em áreas rurais. MS