Andulo - Setenta mil mudas de café arábica estão disponíveis no Instituto Técnico Agrário do Andulo (ITAA), na província do Bié, para distribuição gratuita aos produtores, soube a ANGOP.
De acordo com o responsável da instituição, Edgar Chicapa, as plantas encontram-se sob responsabilidade do Ministério da Agricultura e Florestas e serão distribuídas aos produtores dos nove municípios da província.
Em 2023, o Instituto Técnico Agrário do Andulo (ITAA) entregou perto de 60 mil mudas de café aos produtores do Cuito, Nhãrea, Cuemba, Camacupa, Catabola, Chitembo e Chinguar.
Em funcionamento desde 2008, o ITAA matriculou no presente ano lectivo 2024/2025 mil e 60 estudantes, destes 120 em regime interno nos cursos de produção animal, vegetal e auxiliar de mecanização agrícola.
A nível da província do Bié, o sector da agricultura pretende atingir uma produção anual de café arábica de dez mil toneladas, contra as três mil produzidas até 2022.
Para isso, os 35 maiores produtores de café nesta região centro/sul do país e singulares têm sido beneficiado com mudas, para plantarem em 100 hectares. LB/PLB