Luanda - O sector agrícola precisa que os bancos comerciais sejam mais flexíveis na disponibilização de recursos financeiros aos empresários, essencialmente para os investidores que se dedicam à actividade do campo, afirmou o secretário de Estado para as Florestas, André de Jesus Moda.
Ao falar durante a audiência que concedeu a uma delegação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que iniciou uma visita de trabalho de 6 a 11 deste mês a Angola, o dirigente apelou aos gestores bancários a reforçarem o apoio aos operadores agrícolas, que têm a missão de atingir a auto-suficiência alimentar e a substituição das importações de vários produtos a breve trecho no país.
Na ocasião, considerou o BAD como um dos parceiros de extrema importância no processo da diversificação económica de Angola, com destaque para a cooperação financeira no sector da agricultura.
Durante o encontro entre o secretário de Estado para as Florestas e os directores executivos do BAD também foram abordados questões ligadas às infra-estruturas, estratégias e execução do Planagrão e as reformas que o Estado está a realizar no sector agrícola.
A delegação, liderada pelo seu director executivo do BAD, é composta por oito responsáveis desta instituição financeira, que nesta segunda-feira vão trabalhar na província de Cabinda.
Em Dezembro de 2022, o presidente do BAD, Akinwumi Adesina, que manteve um encontro com a ministra das Finanças, Vera Daves, em Angola, lembrou que a instituição financeira africana angariou mais de 8,9 mil milhões de dólares como recursos para o Fundo Africano de Desenvolvimento para apoiar os países de baixo rendimento.
Na oportunidade, o gestor reiterou que o BAD tem disponível para Angola, todos os anos, cerca de 250 milhões de dólares para o sector privado, e a intenção é fazer muito mais pelo sector privado, no sentido de garantir o desenvolvimento, sem que seja necessário contrair elevadas dívidas.
Assegurou ainda que Angola pode continuar a contar com o grande apoio da instituição financeira para o sector da Agricultura.