Ondjiva - Vinte e sete motorizadas de duas rodas foram entregues hoje, sexta-feira, aos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), no Cunene, para a assistência técnica aos camponeses no meio rural.
A entrega das 27 motorizadas de marca Yamaha enquadra-se no Projecto de Resiliência da Agricultura Familiar (SREP) que vai beneficiar 21 mil e 500 famílias do Cunene, a fim de garantir sobre a segurança alimentar e nutricional e aumentar a produtividade.
Ao intervir à margem do acto de entrega das motas o coordenador do projecto SREP para a Região Sul, Ronaldo Chivutura, disse que a iniciativa demonstra a preocupação do Governo em fortalecer a agricultura familiar.
“Acreditamos que as condições estão criadas para os técnicos desenvolverem as suas actividades nos seis municípios do Cunene, e assim garantirem o fortalecimento da resiliência e assistência técnica dos agricultores familiares”, afirmou.
Explicou que entende-se por que muitas das famílias não conseguiram ter assistência técnica, mas realçou que com o SREP a maior parte será abrangida, pois os meios chegaram para facilitar a sua intervenção nas comunidades.
Ronaldo Chivutura disse que o projecto, com um financiamento de 50 milhões de dólares, iniciou em 2021 com a distribuição de viaturas e prevê abranger 64 mil e 400 famílias das províncias do Namibe, Benguela e Cunene, em seis anos de implementação.
No acto de entrega, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Cunene, Apolo Ndinaulenga, destacou a importância do projecto, considerando que veio para fortalecer o rendimento da agricultura no meio rural.
“Com estes meios deu-se mais um passo seguro, mas pretendemos continuar a nos envolver mais nas actividades do projecto, com a intenção de realizarmos o fórum provincial, que contará com todos intervenientes na agricultura familiar”, realçou.
Esclareceu que o objectivo do encontro é definir estratégias de actuação de cada organização para melhor direccionar os financiamentos nas áreas de forma mais organizada.
Pediu às administrações municipais para acompanhar os trabalhos nas comunidades, visto que o projecto terá muitas fases longas, o que requererá o envolvimento de todos.
Apolo Ndinaulenga recordou que o Executivo fez investimentos nos projectos de água, concretamente o Canal do Cafu, as Barragem de Ndue, Calucuve e Cova do Leão, que devem ser aproveitados para agricultura de irrigação.
Nas margens do canal do Cafu estão instaladas 10 Escolas de Campo que ensinam aos camponeses práticas agrícolas, traduzidas na preparação dos solos, uso correcto dos insecticidas e das sementes de qualidade.
Campanha agrícola 2022/2023
A presente campanha agrícola, na província do Cunene, aberta em Novembro deste ano, na comuna do Mucope, município de Ombadja, prevê uma produção de 500 mil toneladas de produtos diversos.
Para a concretização deste objectivo, prevê-se o aumento do cultivo de cereais, leguminosas e abóboras, estando já preparados 588 mil e 84 hectares, 375 toneladas de sementes e 150 de fertilizantes.
A mesma prevê um envolvimento de 160 mil e 30 famílias, cifra superior às 147 mil e 21 que participaram na campanha anterior.
O sector da agricultura na província controla 119 cooperativas e 160 associações de camponeses.
Na província do Cunene 85 por cento da produção agrícola é proveniente do sector familiar.